
PIPTA – Programa de Intervenção Psicomotora Terapêutica com Adolescentes
É um programa de intervenção psicomotora terapêutica com adolescentes. Está organizado como um conjunto estruturado de ações e atividades de formação permanente elaboradas para desenvolver e melhorar as habilidade e conhecimentos no campo dos adolescentes.
Prof. Dr. (PhD) Juan Mila. Uruguai
Objetivo: Proporcionar formação profissional em habilidades psicomotoras para atuação socioeducativa e clínica com grupos de adolescentes.
Entre os profissionais que trabalham com a psicomotricidade, existe a necessidade de formação continuada sobre as intervenções psicomotoras socioeducativas e terapêuticas em Psicomotricidade com adolescentes.
O PIPTA contribui para a formação profissional permanente, com a aquisição de seu marco referencial teórico disciplinar específico e a obtenção de ferramentas, recursos, habilidades e manejos para as diversas intervenções psicomotoras no campo do adolescente.
Certificação Nacional e Internacional (Uruguai)
Tema: Técnicas de intervenção psicomotora com adolescentes.
Tipo de evento: workshop – oficina (teórico e prático)
Formato: presencial e online – híbrido.
Programação:
28/06 e 26/07 - Trabalho teórico
19 e 20/07/2025 - Trabalho presencial e vivencial.
Tema: Metodologia de intervenção psicomotora terapêutica e socioeducativa
Horário On-line:
18h às 22h
Horário Presencial:
8h – 17h30
10h haverá um intervalo/coffee
12h às 13h30 – intervalo.
- Trabalho teórico: via zoom 4 horas, após atividade prática.
- Atividades complementares e avaliação
As atividades serão enviadas durante o período do curso.
Carga horária total: 30 horas
Conteúdo:
Programa Teórico
1. O encaminhamento de adolescentes para a avaliação e/ou tratamento psicomotor.
- Quem encaminha?
- Critérios de encaminhamento para Psicomotricidade
2. Avaliação psicomotora na adolescência
- A entrevista inicial com os responsáveis pelo adolescente
- Entrevistas de avaliação com adolescentes
- Observação psicomotora na clínica com o adolescente
- Instrumentos de avaliação psicomotora
3. O enquadramento psicomotor terapêutico com adolescentes.
- A escolha da modalidade de intervenção, individual ou em grupo
- O contrato de tratamento, o estabelecimento de acordos e regras
- Frequência e duração das sessões
- Benefícios da modalidade de tratamento individual
- Benefícios da modalidade de tratamento em grupo
- Critérios para formação de grupos terapêuticos.
- A presença de dispositivos virtuais no processo de tratamentos psicomotores.
- O uso de dispositivos digitais durante sessões terapêuticas.
- Presença de observadores
- Metodologias para registro de material clínico.
4. Sessões terapêuticas com adolescentes
- Setting psicomotor terapêutico com Adolescentes.
- A Sala de Psicomotricidade e materiais para intervenção com adolescentes (análise a partir da psicomotricidade intercultural)
- A seleção de mediadores psicomotor terapêutico adequado aos nossos pacientes adolescentes.
- Vivenciando possíveis propostas de mediação psicomotora terapêutica
- Vivenciar os diversos suportes das mediações psicomotoras terapêuticas.
5. Oficina corpo-vivência:
Os principais objetivos do trabalho vivencial-corporal são trabalhar conceitualmente e proporcionar aos terapeutas psicomotores a oportunidade de vivenciar os componentes centrais de:
- O enquadre da Terapia Psicomotora com Adolescentes.
- A escolha de Mediadores Terapêuticos Psicomotores com Adolescentes.
- Propostas de trabalho psicocorporal com adolescentes. (O que propor? Como propor? Por que, propor?).
- Propostas de intervenção psicomotora terapêutica para tratamentos psicomotores individuais
- Propostas de intervenção psicomotora terapêutica para tratamentos psicomotores em grupo
- As diferentes estratégias e propostas de trabalho que permitem a consciência corporal e a mentalização.

Local: Curitiba
Investimento: R$1.296,00
Formas de Pagamento: PIX, Crédito e Boleto
Parcelamento Crédito até 6 x sem juros
Parcelamento Boleto até 10 x + taxa da operadora